Beatriz

Beatriz

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Beatriz na escola??? Sim!!!!

Bom com a internet o querido facebook ... Melhor amigo dos pais de portadores de Amiotrofia...pois além da troca de experiencias nos tornamos amigos e conhecidos... Vim a conhecer a Graziela que vive em um bairro próximo ao meu, mae do Pedroca, lindo de um ano, e a Juliana..., mae do Arthur, que praticamente mora ao meu lado... Muito próximo...



Com os passeios a casa da Vovó Su... Comecamos a ganhar confiança nos cuidados com a Beatriz fora de casa... e a levá-la a varios lugares... Como restaurante, casa de amigos, aniversários de criança e ela poder ir a brinquedos e participar ativamente conosco.

Marcamos um encontro da criancada, Arthur, Bia e Pedroca e nós pais... Foi muito importante para mim conhece-los, ouvir suas experiencias e saber que tinha com quem conversar e poder trocar experiencias e sentimentos que eles iriam me entender.

A Juliana veio a me contar que o Arthur vai a uma escola especial desde os dois aninhos... Isso me chamou muito a atençao... Fiquei feliz em saber...

Um belo dia ela ia a escola e me ligou perguntando se eu nao queria conhecer... Disse que sim logico pq nao! Ao adentrar a escola com estrutura simples mas toda adaptada para todos os tipos de deficiencia. Percebi que o meu mundo era muito pequeno e que a minha filha precisava daquilo para ampliar os seus horizontes e vivenciar tudo aquilo que uma criança vivencia com os profissionais ajudando... Era um sonho imaginar que ela poderia frequentar e se adaptar a tudo aquilo...

Pedia a Juliana que me desse uma força pra conseguir uma vaga... Pois a escola especial, ADEFAV, é da Prefeitura e já havia comecado o ano, estamos no final de março. Bom passou um mes e a assistente social me chamou e disse que ia tentar me colocar ainda aquele semestre... Um anjo, Tereza, conversou muito comigo sobre tudo e lhe contei tudo e mais um pouco...

Esperamos um pouco e em maio começamos... A Beatriz foi avaliada pelos educadores e terapeutas e a reaçao dela nao foi a melhor... Ela chorou quiz sair da cadeira com medo ficou um pouco assustada... Pensei viche será que ela nao irá gostar???? Irá estranhar muito e ficar secretiva??? Será que ela irá aproveitar?? Eram questoes que só tentando pra ver... Muitas pessoas ao meu redor com medo e se questionando por causa dos horarios das terapias pois ela poderia perder a terapia da tarde e ter que trocar de profissionais em casa pra poder frequentar a escolhinha... Pensei comigo... se eu nao tentar e ver como ela irá ficar como irei saber??? A exposicao da criança é bom pq assim ela cria mais imunidade... aprende a lidar com as suas proprias limitacoes... e a nós tb com a ajuda dos profissionais nos ensinaram muita coisa...

Nesse meio tempo minha amizade e apoio na Juliana do Arthur foi grande, conversavamos muito, trocamos muitas informaçoes importantes e me senti mais segura em tentar...

Festa Junina, e logo de cara a noiva! E muita emocao pra uma familia !



Na primeira semana decidi ir so uma vez na quarta-feira e assim durante um mes pra ela se acostumar... Ela se deu tao bem que eu já na segunda semana mudei de planos... mesmo pq a terça-feira estaria uma profissional de comunicacao que a ajudaria muito... Entao passei a ir duas vezes por semana... Ela logo foi se soltando se acostumando com tudo aquilo e interagindo com as outras criancas e com as professoras-terapeutas. Claro, sempre junto dela com uma enfermeira pra auxiliar caso necessario.

A cada aula a cada momento ela ia ganhando confiança e eu aprendendo a como ajudá-la e como eu posso tb contribuir em casa para o desenvolvimento dela... Dedicada e atenciosa... Ela nao disse um nao e chorou pra nao fazer nenhuma atividade pelo ao contrario, reclamava qdo acabava, ficavamos durante duas horas la escola... mas procurava sempre passear no parque como uma forma de compensacao por tanta dedicacao e aceitacao a tudo que lhe era sugerido. Pensava comigo, uma crianca de dois anos, ter um entendimento das coisas e perceber o qto é importante a ela tudo aquilo... É imprecionante...



O ritual do dia da escola é super corrido, ela nao tem dormido a tarde pois chegamos damos banho e tem terapia... mas é recompensador a cada minuto e segundo que ela aprende algo novo...

Fomos a cozinha, fomos ao balanço, pula pula, brincamos de bola com as outras crianças e aprendemos temas de pintar, colorir e ter sensacoes e vivencias com cada toque e movimentos diferentes... Sempre com uma fisioterapeuta, fonoaudiologa e terapeuta ocupacional... Ganharam a confiança da Bia.

Aquele mundinho que viviamos ampliou os nossos horizontes. Hj somos tao mais felizes! Por isso que tudo temos que dar graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário