Beatriz

Beatriz

domingo, 10 de agosto de 2014

Aventuras de Bia e familia....


Bia na escolinha ajudando a fazer suco de laranja....Ano com professores e axiliares de sala com fono novos e alguns sorrisos e carinhas mais conhecidas. Muito bom pois por mais que sei que seria novos profissionais pra entender o universo da Bia e suas limitacoes, mas por outro lado deu um ar de esperanca de coisas novas e aprendizados novos... Pessoas a explicar coisas diferentes, onde Bia poderia explorar mais e mais novos universos. 
Inicio das aulas com auxiliares novas e professores e ajudantes novos na ADEFAV. Percebi que Bia teve de se esforcar principalmente na comunicacao... Procurei estar por perto pra ajuda-la mas ao mesmo tempo nao avancar e nao deixar que ela deixe que eu me comunique por ela ... pois saberia que ela ia olhar pra mim pra pedir algo ou pra qdo alguem perguntasse algo pra que eu, mae, respondesse por ela.  Evitei deixei que ela tentasse se comunicar dei dicas aos profissionais e qdo percebia que eles nao estavam conseguindo ai sim eu tentava ajudar... mas insistia pra que eles perguntassem mais vezes pra tentar compreeende-la... Afinal esse e o momento dela e com a mae sempre do lado falando e fazendo tudo por ela e como se eu desse mais limitacoes do que ela ja tem e eu quero o maximo dela o melhor e serei os bracos e as pernas dela sempre mas nao serei o cerebro quero que ela tenha suas proprias experiencias e pra isso precisa comunicar-se.
O convivio social com varios tipos de criancas no predio ajudou muito pois cada crianca com uma idade uma personalidade um jeito e a Bia é muito observadora e tb simpatizava-se com alguns e outros nao e tb procurava ficar proximo daqueles que mais gostava.... 


Percebi que ela estava como uma flor a desabrochar pra vida a ter seus gostos e escolher o que queria ou nao com mais conviccao ... E um grande detalhe... a pergunta do POR QUE das coisas... comecaram a ficar cada vez mais presentes... Questionando tudo e a todos pra poder saber o pq agir assim, o pq isso ou aquilo e assim... E se nao a convencer perguntar novamente... As empatias mais claras e a sua maneira de se comunicar  e os seus sentimentos demonstrado por gritos e nervosismo... 
Nada diferente da idade em que ela está mas com uma patologia com muitas limitacoes é surpreendente a cada dia como ela busca entender o mundo em que ela vive e como ela procura se adaptar a tudo e com todos... 
Muitos fantasmas que eu tinha de poder explicar a ela muita coisa sobre o pq ela ser diferente, se tornaram mais faceis pra poder passar a ela, pois ela mesmo se impoe e se coloca.... Ela entendeu os limites o que é perigoso o que é possivel e o que sim da pra fazer .... 
A Bia me ensina todos os dias a nao colocar limitacoes a mais do que ela ja tem... esse semestre foi puxado pra mim e pra ela muitas mudancas e adaptacoes mas ela me mostrou o que é mais importante e o que Deus todos os dias com a sua infinita misericordia nos ensina a nao temer, a enfrentar e nao dizer nao a algo que sim é possivel ... Aprendi que muito se pode fazer basta querer e supera-los. Explicar pra Bia o pq nao de nao fazer alguma coisa tem que ter muito dicernimento e coragem a dizer a ela se dá ou nao pra fazer algo simplesmente pq estamos ligados no automatico e cheio de regras e que nao conseguimos abrir mao daquilo por nenhum segundo. 





O convivio com as criancas do prédio fizeram com que a Bia se acostumasse a ficar no mundo das criancas e visse que o brincar é legal e querer brincar apesar de toda a limitacao pode ser divertido e pode ser interessante... Ela sempre quis estar proximo as criancas e mesmo nao podendo fazer muita coisa ela queria estar ali... e do jeito dela contribuir com a brincadeira e tanto eu como as auxiliares sempre procuramos ajuda-la.


E a sua ligacao e interaçao com a fisioterapeuta Debora é algo que chamo de divino que mais que a profissao pode fazer que é o amor e a dedicaçao as necessidades de um outro ser. Bia ama fazer fisioterapia e tenho certeza que isso tudo foi devido a grande dedicacao da Debora... Mesmo com o passar do tempo perdendo os movimentos, e com o crescimento a patologia diminuiu seus movimentos aumentou a sua escoliose e mesmo assim ela se esforca e nao reclama de fazer os exercicios e alongamentos... Debora sempre faz com muita brincadeira e muita conversa e estimula ela em outras partes tb como gospir ... e falar. Hj conversam de tudo e quer saber de tudo é muito bonito as duas juntas. 
... Esse ano na escola Bia terá acompanhamento de uma fonoaudiologa pra ajudar mais na comunicacao e no aprendizado da comunicacao. E algo interessante que ela gosta muito e a Educacao fisica onde pode desfrutar de momentos muito gostoso na cama elastica, e no balanço. Muito importante pois toda crianca gosta de se sentir com friozinho na barriga ela nao é diferente e enquanto eu aguentar pegá-la sozinha pra fazer algo assim sem perigo vou fazer é muito prazeroso esses momentos e gratificantes. 





QUE AMOR é esse ao qual vc vive e respira por ele. Vc se anula e faz tudo pensando nele... Sabe gostaria que todas as maes e nao somente as maes de filhos especiais com a minha Bia pudessem sentir e ver que muito se pode simplesmente com amor. Desde o ano passado fizemos mudancas grandes em nossa vida pra dar uma qualidade de vida pra Bia, mudamos de apto onde o nosso custo de vida aumentou muito, nao sobra nada a mais do que as coisas pra Beatriz, digo tudo isso sem reclamar pois assim o quis. Meus pais e meus sogros nos ajudam colaborando com as fisioterapias a mais e fono de comunicacao que pagamos fora do convenio e moramos em um local que a nossa renda nao seria possivel e e as contas pagas justinhas todo mes e tambem tirei do orcamento faxineira pra limpar a casa e cozinhar pra nos pois com o custo do apto nao foi possivel manter, precisamos do dinheiro pra fisioterapia e fono da Beatriz e claro isso e prioridade. Entao eu passei a me virar com a casa e a comida... Correria imensa e percebi que com isso Bia passou a ficar mais tempo com as auxliares de diferentes culturas e personalidades mas fez com que ela aprendesse um pouco mais do seu universo pra dizer o que necessitava em determinados momentos como sabia que eu nao estava por perto ela tinha que se virar pra se fazer entender.  Em um caso de necessidade ela viu que nao tinha minha presenca entao tinha que se contentar com o que a auxiliar poderia lhe proporcionar.

Foi dificil pra mim de inicio, senti do dela, ela pedia por mim varias vezes me queria por perto. E percebia que as auxiliares nao estavam fazendo o que ela queria e deixava ela se fazer entender e nao ajudava so ia observar se os parametros do seu aparelho estava tudo bem mesmo assim ate isso ela teve de passar a elas se precisava aspirar se algo nao estava legal.

 
Os temas e feriados sao sempre bem lembrados pela escola onde eles fazem atividades com auxilio das tecnicas, que com boa vontade alem de fazerem o seu trabalho de zelar pela saude fisica de Beatriz a auxiliam nos movimentos ao qual ela nao consegue realizar, ou seja seguram sua mao pra pintar ou colar objetos e ate a colocar a mao na tesoura pra pintar. Ela tem aula de culinaria onde aprende os alimentos e tb participam de aulas praticas... Como no dia da pascoa a fazer bombons e experimentar chocolate. Bia tb faz terapia de comunicacao e aprende tb coisas novas com a terapeuta tem a ajudado a conversar mais e a se comunicar mais...

                   

E muito bom acompanhar tudo isso e ver cada degrau que ela sobe e motivador e admiravel, e ela tb se sente muito bem qdo consegue vencer mais um obstaculo. A festinha de coelho da pascoa esse ano foi muito gostoso eu me vesti de coelho e ela desconfiou que fosse eu pois e tao observadora que pela minha voz ela desconfiou mesmo eu disfarcando. e ficou dizendo a um bom tempo que eu era o coelho da pascoa que dava chocolate...

Continuou indo aos aniversarios de criancas do seu primo Pedroca e passeando nos parques e pracas proximos de casa e claro shopping. Como gosta de ir ao shopping por duas vezes indo embora da escola pediu pra ir no shopping gosta de olhar a escada rolante e as pessoas os livros e brinquedos... gosta de ir no playland ver e brincar com os brinquedos... 
Fomos ate a casa da prima Juliana pois fica encantada com bebezinho e acompanhou a gestacao da prima e ficou encantada depois qdo nasceu gosta muito de ver os cuidados e tem muito carinho e zelo por bebes. Sente o qto eles sao frageis e precisam de cuidados. Ama qdo ela vem em casa e gosta de ver o quanto ela esta crescendo.





 Fomos a casa do amigo Arthur algumas vezes e ela gosta muito dos pais Juliana e Helton, apesar de toda timidez dela percebo que ela fica mais a vontade .... como se eles entendessem bem ela por terem o Arthur tb AME tipo I e ela relaxa e se solta mais... E uma das vezes conhecemos a tia Carol e o Pedroca e a Manu tb estavam juntos foi um momento emocionante e gostoso... a Bia pediu pra ir no colo da tia Grazi e dificil ela pedir isso a alguem. Foi muito bom e gostoso ver ela se soltar e ter mais contato com aquelas pessoas que ela se sente bem e ve que sao amizades que construimos por termos algo em comum... Criancas lindas e encantadoras que nos ensinam a cada dia o verdadeiro sentido da vida e do amor.

 
Bia em um dia de festa na casa do Arthur, com Pedroca, Carol, Manu, e amigos. Dia muito gostoso a bagunca foi grande.

Bia todos os dias espera os colegas irem embora de atende pois ama olha-los subir no elevador.
Bia no atende com o Tio Gege.

Esse ano mudamos o carro pra um pouco maior. Bia gostou e quis ver tdo como arrumavamos no carro e o interessante foi pelo carro ser mais alto ela tem uma melhor visao das coisas e do caminho e agora ela pergunta tudo o que é isso aquilo tudo... As auxiliares vao o caminho todo falando o que é tudo onde todos... Foi bencao de Deus pois nao estavamos esperando que as insencoes sairiam tao rapido. So tenho que agradecer pois a qualidade de vida pra Bia e pra mim que saio com ela melhorou muito. 





Papai André está dando muitas aulas de aprendizado pra Bia... Comprou uma losa e livros de atividades e sempre que pode estimula ela a fazer exercicios pra alfabetizaçao e muito lindo pois ela pergunta e ele de forma ludica e simples faz com que ela se interesse e o mesmo os livrinhos e as historias ela prefere que ele le do que eu sempre pede pro pai ler e contar historias e presta uma atençao adora. Pergunta muita coisa tem muita curiosidade.



Continuamos a viver pois sim viver e bom demais e com a Bia feliz e bem e melhor ainda. Bia e nos estamos nos acostumando com as pessoas olhando e perguntando sobre os aparelhos e sempre assim O QUE ELA TEM? Faz parte da curiosidade alheia mas tb temos nos deparado com muita solidariedade e carinho isso e muito gostoso. O duro ta sendo as perguntas da Bia qdo estao olhando pra ela, ela ja olha pra mim e diz QUEM É? do tipo conheco pq ta me olhando.... E qdo as pessoas querem ser carinhosas com ela e dizem posso te dar um bj? e ela NAO. Quem ela nao conhece nao é do seu conviveo querendo beija-la ela nao aceita... e ficamos numa saia justa pois ela nao quer esse tipo de contato de imediato ela quer mais até pq ela quer olhas as coisas e ver as novidades e uma conversa sobre o assunto do que ela tem irá atrapalha-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário